Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação

1. Identificação

2. Localização

3. Histórico

4. Imagens




1. Identificação

Nome: Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski - Ensino Fundamental e Médio
Endereço: Rua Santa Mônica, s/n - Bortolo Borsato 
Ponta Grossa - Pr
CEP:
Telefone/Fax: (42)-3226-4111
Modalidades de Ensino:

voltar


2. Localização

O CEPEM está localizado na região leste do município, no Núcleo Bortolo Borsato, à Rua Santa Mônica s/n, Bairro Uvaranas, ao lado da Unidade de Saúde. Tem ao seu entorno as comunidades Borsatinho, Cachoeira I e II, São Marcos, Jardim Pontagrossense, Quero-Quero I e II, Castanheira e Vila Neri.
As vias de acesso são pela Vila Vicentina, via Parque Tarobá, ou via Contorno Leste; a linha de transporte coletivo que segue até o local é "Borsato", que parte do Terminal de Uvaranas.




3. Histórico

     A Escola Professor Eugênio Malanski foi fundada em 26 de março de 1984 pelo Governo do Estado do Paraná, para o atendimento a alunos de 1ª a 4ª séries.
No ano de 1991 foi iniciada a implantação gradativa do ensino de 5ª a 8ª séries, completando o ensino fundamental básico, tendo os primeiros formandos em 1994.
Em 2002 houve a ampliação da estrutura da escola com a construção de quatro salas de aula.
Com o crescimento da região e a partir das necessidades da comunidade, em 2006 a escola passou a oferecer o Ensino Médio no período noturno, passando a chamar Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski - Ensino Fundamental e Médio.
A primeira diretora foi a Professora Orli Goitacaz Santos, que passou seu cargo para o diretor auxiliar Professor Nelsi Militino Pinheiro. Em 1997 assumiu o cargo de diretor o Professor Pedro Rogério de Paiva.

Dados Biográficos do Professor Eugênio Malanski

O professor Eugênio Malanski nasceu em 11 de julho de 1926, na cidade de Prudentópolis, estado do Paraná, sendo filho de Miguel Malanski e Helena Malanski. Era casado com Dona Zuméia Nogueira Malanski e pai de Miguel Augusto Malanski e Ana Maria Malanski Coli.
     A vida escolar do Professor Eugênio Malanski iniciou-se no “LICEU DOS CAMPOS” onde concluiu o curso primário em 1937. O curso ginasial foi concluído em 1942 no Colégio Estadual Regente Feijó bem como o curso científico concluído em 1945 no mesmo colégio. Pela então Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa bacharelou-se em História e Geografia no ano de 1952 e um ano após licenciou-se pelo mesmo curso e instituição.
     Iniciou sua carreira profissional como professor em Prudentópolis quando ainda estava na faculdade e posteriormente como concursado do Estado do Paraná transferiu-se para Ponta Grossa lecionando no Colégio Regente Feijó do qual ocupou na época o cargo de Sub-Diretor e aposentou-se em 1983 após o desenvolvimento de uma brilhante carreira no Ensino Médio.
     Em 1963, iniciou sua carreira no magistério superior na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, tendo também sido professor e pesquisador na Universidade Estadual de Maringá.
     O Professor Eugênio Malanski desenvolveu também atividades paralelas ao exercício de suas funções docentes como conferências, palestras e cursos. Destacou-se não só pelas atividades já citadas mas principalmente pelos seus trabalhos e pesquisas realizadas.
      No verão de 1984, no litoral catarinense, mais especificamente na Barra do Saí, em pleno contato com a natureza que ele tanto amava, no dia 13 de janeiro, deixa este mundo para iniciar, segundo suas próprias palavras, “A GRANDE VIAGEM”...

voltar

4. Imagens


voltar



Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito